Cultura, Identidades, Educação e Sociabilidade

por Portal PPGCS INCIS
Publicado: 30/03/2022 - 14:06
Última modificação: 06/11/2025 - 16:06

Esta linha de pesquisa abrange uma ampla gama de objetos e campos de investigação e estrutura-se a partir de uma perspectiva interdisciplinar que fundamenta as Ciências Sociais na contemporaneidade. Nessa perspectiva, destacam-se os estudos culturais, nos quais os aspectos simbólicos e o imaginário, em suas diversas manifestações e práticas, são considerados categorias fundamentais para a compreensão da vida em sociedade e da própria história. 

Esta linha de pesquisa inclui estudos sobre diversas construções simbólicas, tais como: relações de gênero, identidades étnicas, conflito e violência, cultura popular, literatura e arte, identidades regionais e nacionais, entre outras.

No campo das identidades, buscamos compreender as novas formas de construção de sujeitos políticos no mundo contemporâneo. Para tanto, consideramos os processos de ruptura com as formas tradicionais que até então estabilizavam as identidades: classe, nação, raça. Nesse sentido, pressupõe-se que a construção da identidade resulta de um processo situacional, híbrido, conflituoso, dinâmico e instável.

O campo dos estudos de gênero reúne pesquisas guiadas por perspectivas teóricas para a compreensão da construção social das diferenças sexuais e suas consequências para o posicionamento de homens e mulheres em diferentes esferas das relações sociais. Dessa forma, o gênero é considerado um marcador social para as análises das ciências sociais. O tema Educação visa refletir sobre a contribuição teórica das Ciências Sociais, com foco na produção de conhecimento sociológico clássico e contemporâneo para o estudo e a compreensão da cultura e do processo de construção da cidadania.

A historicidade do ensino da Sociologia, os materiais didáticos, a formação de professores, a valorização da escola e da educação como objeto de pesquisa sociológica são temas de particular interesse nesta área. No campo da sociabilidade, busca-se compreender os aspectos específicos da sociabilidade contemporânea, verificar a existência de novas formas de expressão e, para isso, é importante recuperar diagnósticos sobre a sociabilidade característica da modernidade, reconstruir cenários, perceber continuidades e descontinuidades.

 

Professores: 

Ademar Alves dos Santos

Marcel Mano

Cláudia Wolff Swatowski

Maria Lúcia Vannuchi

Mariana Magalhães Pinto Côrtes

Marili Peres Junqueira

Vagner Matias do Prado

Fernando de Figueiredo Balieiro

Márcio Ferreira de Souza