Passo a Passo para a Submissão da Dissertação Mestrado no Repositório Institucional
Publicado: 12/04/2023 - 10:28
Última modificação: 11/12/2023 - 10:02
Após a defesa o aluno tem o prazo regimental de 60 (sessenta dias) para realizar os procedimentos necessários para finalização do Curso. Lembrem-se que todos esses procedimentos são de responsabilidade do aluno.
Realizadas as correções sugeridas pela banca (se houver), a revisão gramatical e ortográfica e atribuído o DOI nas referências o aluno deverá solicitar a ficha catalográfica ao Setor de Catalogação e Classificação da biblioteca conforme orientações abaixo:
- Primeiro passo “Confeccionar a Ficha Catalográfica”
- Segundo passo “Cadastro RI-UFU”
- Disponível em Cadastro de usuário
- Disponível em vídeo no Youtube
- Para finalizar o cadastro no RI-UFU, é necessário que o autor realize o preenchimento do Formulário a fim de que lhe seja concedido acesso à coleção.
- Terceiro passo “Registro do ORCID”
- Disponível em Registro do ORCID
- Disponível em vídeo no Youtube
- Quarto passo "Inserir a Folha de Aprovação assinada ou a Ata de Defesa assinada eletrônicamente"
- Disponível em Inclusão da Ata de Defesa ou folha de Aprovação
- Quinto passo “Buscar o DOI das referências Bibliográficas”
- Disponível em Busca do DOI
- Disponível em vídeo no Youtube
- Sexto passo “Conversão para PDF/A”
- Disponível em Conversão em PDF/A
- Disponível em vídeo no Youtube
- Sétimo passo “Submissão do trabalho”
- Disponível em Autoarquivamento de Tese e Dissertação
- Disponível em vídeo no Youtube
- Oitavo passo envio do termo de autorização para secretaria do programa.
Fluxo completo do processo de submissão:
- Mapa do processo de submissão ao Repositório Institucional (RI/UFU)
- Descritivo do processo de submissão ao RI-UFU
Obs. Todo(a) orientador(a) deverá estar cadastrado no RI-UFU, pois sem o mesmo o discente não terá acesso ao processo de submissão
Assim que você concluir o processo, favor enviar um e-mail para a secretaria do PPGCS (ppgcs@incis.ufu.br) informando o seguinte: "Autorizo a publicação da minha dissertação de mestrado no repositório da UFU. Atenciosamente, seu nome". Favor anexar o termo de autorização de publicação assinado para darmos continuidade ao processo de emissão do seu diploma.
Em seguida, a secretaria do PPGCS enviará o termo de autorização, o print do seu e-mail de autorização e a sua ata de defesa para o SEBID, que em seguida responderá com o atestado SEBID, informando que o seu trabalho foi publicado.
Após isso, a secretaria fará a solicitação de registro da ata de defesa no seu Histórico Escolar.
Por fim, a secretaria solicitará a expedição do seu diploma.
Obs.: Caso tenha sido detectada alguma pendência documental no momento de protocolar a defesa, o/a discente precisa no prazo de 7 dias entregar o que estiver faltando pelo Portal do Aluno, para regularizar sua situação e não atrasar a emissão do seu diploma.
Acesse o seguinte link para saber mais sobre a expedição de seu diploma: http://www.ppgcs.incis.ufu.br/servicos/expedicao-de-diploma.